domingo, 27 de julho de 2008

Lagos- Armazém do Espingardeiro.


A Oficina do Espingardeiro localiza-se na secção meridional do burgo medieval de Lagos, sendo, mesmo, um dos mais interessantes edifícios pré-pombalinos da cidade.
Edifício construído em 1665 [constante de uma inscrição colocada no edifício] pelo Conde de Avintes, Governador do Reino do Algarve , e que marca os derradeiros momentos do primeiro mandato de Nuno da Cunha Ataíde, enquanto Governador da Praça Forte de Lagos. Funcionou inicialmente como selaria integrada no complexo de edifícios designados por Quartel da Coroa e posteriormente como oficina do espingardeiro, e até há pouco tempo como armazém.
De planta quadrangular [igualmente relacionável com a do Armazém Regimental] com vãos de acesso nas duas fachadas voltadas para a via pública, apresentando em pedra o escudo real e a chancela do Conde [de Avintes] no cunhal de cantaria aparelhada. Apresenta ainda um telhado de tesouro. O interior apresenta um espaço bastante amplo (com uma área de aproximadamente 160m2).

Ao longo dos séculos teve outras funcionalidades, opções que, todavia, não contribuíram para uma substancial alteração da sua traça original.

Por esta data, e pelas muitas semelhanças construtivas para com o Armazém Regimental, na Praça principal da cidade, é possível perceber serem edifícios integrados no mesmo processo de desenvolvimento e racionalização das estruturas de apoio à guarnição militar, analogia reforçada pela presença de uma pedra heráldica, em tudo semelhante à que identifica a ampla fachada do Armazém Regimental, sobrepujada por um brasão com as armas de Portugal.

Ao longo dos séculos, as diversas funcionalidades de selaria, oficina e arrecadação determinaram uma progressiva degradação do imóvel, o qual actualmente se encontra a ser recuperado.
Imagens antes e depois dos restauros.

Sem comentários: