quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Novidades. Relatório e Contas da Lusitania, companhia de seguros , S.A.

Foi com uma agradável surpresa que recebi como presente o relatório e contas 2007 da companhia de seguros Lusitânia [Grupo Montepio]. Os documentos contabilísticos encontram-se num CD , junto à capa.
O Livro, esse, é dedicado exclusivamente ao período das invasões francesas. Digo Invasões francesas porque não inclui os anos posteriores a 1810, nas quais o exército operou fora do território nacional.
Trata-se de um livro de excelente qualidade de imagens e papel, com texto bilingue [ inglês e português] e excelentes imagens. Na capa, vistosa, o punho da espada do General Silveira, conde de Amarante ( apesar de eu, como espada, gostar mais da que pertenceu ao conde do Rio Pardo).
O livro têm 5 capítulos . 1- Os antecedentes; 2 – A primeira invasão francesa 3- A segunda invasão francesa, 4- A quarta invasão francesa, 5 -Conclusões.

Parece que o estou resulta de um conjunto de autores: Prof. Doutor Adriano Moreira ; Dr. Manuel Bairrão Oleiro; Coronel Ribeiro de Faria; Comandante José António Rodrigues Pereira, Comandante Cyrne de Castro , Dr. António Lalande, comandante Carlos Mesquita, e Dr. Javier Saez Salgado.

Para meu mal, e em especial para o Jorge Quinta-Nova, o general Lecor, sem dúvida o melhor oficial do exercito português que operou no exercito anglo português, não faz parte da lista do que os autores consideram ser “ oficiais generais portugueses que mais se distinguiram nas campanhas da guerra peninsular”, mas a omissão inclui a exclusão de oficiais como Agostinho Luís Da Fonseca, Manuel Pamplona Rangel, José Cardoso De Meneses Souto-Maior, D. Luís Inocêncio Benedito De Castro - Conde Resende, ou José De Vasconcelos e Sá.

Se puderem obter um exemplar, não desperdicem a oportunidade.
Aqui ficam as imagens da capa, contra-capa e do seu interior.
Parabens à Lusitania por esta iniciativa.

1 comentário:

Jorge Quinta-Nova disse...

Caro João,

O Lecor não ser mencionado já é a norma. O homem morreu, o povo esqueceu.
No entanto, vale a iniciativa. A ver se encontro um exemplar.

Um abraço,

Jorge Quinta-Nova