quarta-feira, 22 de outubro de 2008

UM OFICIAL INGLÊS EM LEIRIA -1

O Tenente-coronel William Charters.

Um dos oficiais britânicos que integrou o exército anglo-luso durante a Guerra Peninsular foi William Chartres (ou Charters). William Chartres nasceu em 1783 na cidade de Berwick-upon-Tweed, situada no estuário do rio Tweed, costa este da Inglaterra e da Escócia, facto que o torna em parte escocês, em parte inglês.
O Tenente-coronel William Chartres era filho de Robert Charters (ou Chartres) e de Barbara Middlemist (nascida a 8 de Março de 1757 em Coldstream - Roxburghshire), casados em Berwick-upon-Tweed a 7 de Setembro de 1776. Roberto Charters trabalhava em cobre e foi aprendiz na oficina do seu irmão, tendo depois sido admitido como mestre na Cooperação. Instalou-se por conta própria por volta de 1780, uns anos antes de William ter nascido.
William Chartres era neto paterno de um outro William Charters (que aparece igualmente com a grafia Chartres) e de sua mulher Margareth Middlemist, naturais de Duns, no Berwickshire. Era neto materno de Thomas Middlemist e de sua mulher Elisabeth Davison casados em Janeiro de 1750, naturais de Coldstream.
Nas listas de antiguidades da British Army, o oficial inglês aparece com o apelido "Chartres", mas, por exemplo no “Succession Register” do 26th Foot de 1813 aparece com o apelido de Charters e nos documentos do Exército Português (arquivados no Arquivo Histórico Militar) foi usado na maioria das vezes "Charters" em vez de "Chartres". No entanto, William Charters, em todos os requerimentos escritos pelo seu punho após o seu baptismo pelo rito católico em 1815, assina "Charters", adoptando igualmente "Guilherme" para seu primeiro nome. Nos registos paroquiais de seus filhos, a partir de 1815, já aparece com o apelido Charters. William Chartres teve 6 irmãos, todos mais novos, a excepção de um com o mesmo nome que ele e que morreu á nascença. A sua irmã, Elizabeth Chartres, casou-se em 11 de Julho de 1805 com Richard Shortney. Tiveram sete filhos: Barbara, Anne Maria, Margareth, Thomas, Elizabeth, Robert e Richard. Antes de 1824, toda esta família encontra-se já a residir em Regueira de Pontes (Leiria), supomos que por ter sido convidada a fixar-se na região de Leiria, pelo irmão e tio William Chartres (Sobre mais pormenores genealógicos ver:
Continua.

Sem comentários: