O casamento de William Chartres com Ana Bárbara Soares Barbosa.
William Chartres foi baptizado em Leiria, pelo rito católico, a 3 de Julho de 1815, de modo a poder casar-se no dia seguinte, na Sé Catedral de Leiria com Ana Bárbara Soares Barbosa tendo o padre grafado o seu nome como Guilherme Chartres. Ana Bárbara Soares Barbosa (1788 - 22 de Agosto de 1868) era filha do Dr. Luís Soares Barbosa, médico, e de Joana Tomásia de Ceia Fortes.
Com este casamento este oficial inglês consegue ligar-se a algumas famílias mais importantes de Leiria. Talvez por se sentir numa posição tão segura, económica e social, se poderá compreender que tenha começado a ter problemas no exército no ano em que se casa.
O sogro, o Dr. Luís Soares Barbosa era de Ansião e as suas outras 3 filhas foram casadas com homens ricos e influentes como abastado Conselheiro José de Faria Gomes de Oliveira, de que se dizia "De quem é Leiria? – Do Hospital e do Faria!", ou um lente de Medicina de Coimbra o Dr. Aureliano Pereira Frazão de Aguiar, ou ainda com André Lúcio Ferreira Simões que foi um dos poucos industriais de Leiria em meados do século XIX, tendo instalado uma fábrica de louça em algumas dependências do extinto Convento de S. Francisco, no ano de 1857.
Quanto à consorte do Dr. Luís Soares Barbosa - Joana Tomásia de Ceia Fortes era filha do médico Manuel de Matos, crismado na Pederneira a 2 de Setembro de 1732. Por sua vez, o Dr. Manuel de Matos era cunhado de José da Cunha Ceia. Cavaleiro professo da Ordem de Cristo, José da Cunha Ceia foi casado com Gabriela Inácia Pinto do Rego, sendo pai de Cristóvão da Cunha Pinto do Rego (que tomou o hábito da Ordem de Cristo em 1800) e do Capitão de Milícias Honorato da Cunha Pinto do Rego Ceia Trigueiros. Honorato da Cunha Pinto do Rego Ceia Trigueiros (falecido em 1828) foi o pai do Dr. Venâncio Pinto do Rego Ceia Trigueiros, Barão de Porto de Mós que por casamento foi proprietário da Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, e foi senhor dos antigos morgadios da Canoeira e da Ribeira da Azóia. Amigo dos irmãos Costa Cabral e membro da Maçonaria, o Dr. Venâncio Pinto do Rego Ceia Trigueiros envolveu-se activamente na política nacional, tendo sido Senador, passando a Par do Reino por Carta Régia de 1842. Foi ainda feito Fidalgo Cavaleiro da Casa Real em 1845 e Conselheiro e Presidente do Tribunal de Contas. O Barão de Porto de Mós foi um dos 40 maiores contribuintes do Concelho de Leiria em meados do século XIX.
O Dr. Luís Soares Barbosa, sogro do Tenente-coronel Guilherme Charters, estudou Medicina em Coimbra. Tomou capelo a 20 de Maio de 1767, tendo sido médico dos partidos da Câmara, Cabido e Hospital da Guarda e Castelo Branco. Foi sócio correspondente do Instituto Vacínico da Academia Real de Ciências e Professor Régio de Filosofia e publicou várias obras. A 1 de Agosto de 1785 o Dr. Luís Soares Barbosa é nomeado médico do partido de Leiria.
O Dr. Luís Soares Barbosa teve dois notáveis irmãos e consequentemente tios da mulher do Tenente-coronel William Chartres.
Um deles foi o Pe. António Soares Barbosa que nasceu em Ansião, Professor de Lógica no Colégio das Artes (Coimbra), professor de Lógica na Faculdade de Filosofia, Director da Faculdade de Filosofia da Universidade de Coimbra e fundador e sócio da Academia Real das Ciências (em 1779). Deputado da Junta da Directoria Geral de Estudos em 1799. Precursor do Iluminismo em Portugal, contribuiu de forma significativa para a mudança de mentalidades que se operou no nosso país, na viragem do Antigo Regime para a Idade Contemporânea. Escreveu muitas obras, algumas delas publicadas em "Memórias" da Academia Real das Ciências.
O outro o Pe. Jerónimo Soares Barbosa, que nasceu igualmente em Ansião, professor de Retórica e Poética na Universidade de Coimbra, cargo que exerceu até à sua jubilação, em 1790. Em 1789 passou a ser sócio correspondente da Academia Real das Ciências de Lisboa. Filólogo, humanista e latinista, a sua principal obra foi a Gramática Filosófica da Língua Portuguesa, somente publicada seis anos após a sua morte e justamente considerada a mais completa exposição gramatical da língua portuguesa até então editada.
Vemos assim que este oficial inglês se integra, pelo seu casamento, na sociedade do distrito de Leiria, ficando ligado a várias famílias economicamente importantes.
1.º de Dezembro de 1640: o fim da Monarquia Dual e a Restauração da
Independência de Portugal
-
Olhando para além da guerra que resultou do 1.º de Dezembro de 1640 e que é
a razão de ser deste blog, já lá vão quase 17 anos de publicações. Agradeço
em ...
Há 2 semanas
Sem comentários:
Enviar um comentário