quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Há 200 anos. Batalha do Vimeiro. 21 de gosto de 1808.

Mapa retirado do britishbattles.com AQUI

Os exercitos após o combate da Roliça , ajustam os seus dispositivos no sentido de se reencontrarem.


Dispositivo Anglo-Português.
O dispositivo adoptado por Wellesley no Vimeiro tinha em mente a protecção do desembarque .


Assim, posicionou seis brigadas na região de Portelas. Formou duas linhas, uma primeira, que da esquerda para a direita, era constituída pela 3ª Brigada (Nightingale), 5ª Brigada (Crawford) e a 1ª Brigada (Hill). Uma segunda linha constituída pela 2ª Brigada (Fergusson), 4ª Brigada (Bowes) e a 8ª Brigada (Ackland). Estas brigadas tinham consigo 8 peças de Artilharia, destacando na estrada para S. Pedro da Cadeira, os seus postos avançados.
Na colina a sul da povoação do Vimeiro estavam a 6ª Brigada (Fane) e a 7ª Brigada (Anstruther) apoiadas por 6 peças de artilharia. A brigada de Anstruther ocupava na esquerda a Igreja e o antigo cemitério, interceptando o caminho que seguia de Carrascais até à povoação do Vimeiro. Na povoação estava a reserva e no vale, imediatamente a oeste do Vimeiro, estava a Cavalaria.
Junto à povoação de Maceira estava a infantaria portuguesa e uma parte da cavalaria. Por ser considerado o lado menos provável de aproximação do inimigo, Wellesley deixou o flanco nordeste, correspondente à estrada que vai do Vimeiro à Lourinhã por Fonte de Lima e Ventosa, guarnecido somente com um piquete da Infantaria portuguesa e alguns soldados britânicos. Wellesley decidiu não empregar a pouca cavalaria que tinha em missões de vigilância


Dispositivo Francês.
Na frente do dispositivo estava a divisão do General Delaborde com as brigadas contíguas e em coluna, à direita a 1ª brigada, do General Brenier, e na esquerda, a 2ª brigada, do General Thómieres. À retaguarda desta divisão seguia a do General Loison com o mesmo dispositivo: na direita a brigada do General Solignac e na esquerda a brigada do General Charlot. Na retaguarda, sob o comando do General Kellerman, vinham dois regimentos de granadeiros que constituíam a reserva. A cavalaria vinha dividida em dois corpos, um a flanquear a direita da brigada de Brenier, ou seja, a direita do dispositivo, e um outro que marchava junto à reserva de Kellerman.
Junot decide efectuar o ataque principal no centro do dispositivo inglês e um ataque secundário no flanco nordeste dos Ingleses.


Dispositivos retirados da pagina da internet viriatus.


» «


Depois de almoçar, Junot, sem ter mandado sequer reconhecer a fortíssima posição escolhida pelas forças Anglo-portuguesas no Vimeiro, ordena o ataque geral.
Os franceses efectuam, como era hábito, o ataque frontal [ Laborde Kellerman e Loison] o qual foi tentado três vezes, mas das três vezes foi repelido.
O ataque de flanco não foi simultâneo com o ataque frontal, e os generais Solignac e Brennier, que sucessivamente o tentaram, foram inteiramente derrotados.
Wellesley, aproveitando esse erro, mandou reforçar as posições da sua esquerda. Todos os ataques franceses foram brilhantemente repelidos e contra-atacados. Ao cabo de duas horas de combate, Junot, ao ver as suas tropas contra-atacadas e quase envolvidas, considerando a batalha perdida, deu ordem de retirada e abandonou o comando a Thiebault.
Os franceses retiraram sobre Torres Vedras, e depois sobre Mafra a caminho de Lisboa, com enormes perdas de pessoal e de material.


Para mais descrições da batalha ver
BritishBattles.com AQUI
peninsularwar.org AQUI
Napoleonic Wars: War comes to the Iberian Peninsula AQUI

Sem comentários: