sábado, 16 de agosto de 2008

Recriação histórica do Cerco de Almeida 2008

Programa
22 de Agosto, Sexta-feira (tarde)

Seminário: Memória, Mito e História: O Sacrifício de Almeida
Local: C.E.A.M.A. – Centro de Estudos de Arquitectura Militar de Almeida, nas Portas Exteriores de Santo António.
14.30 – Abertura do Seminário e Recepção de Boas-Vindas, pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Almeida.
14.45 – O Jogo do Cerco de Almeida – Apresentação do trabalho produzido pelos alunos do Clube de História e Arqueologia da Escola EB 2,3 e Secundária de Vilar Formoso e coord. pelos Profs. Isabel Magalhães e Carlos Teles.
15.15 – António de Sousa Júnior – Almeida, Fortaleza Mártir de Galharda Epopeia.
15.40 – Prof. Doutora Teresa Cailloux de Almeida – O Cerco de Almeida na Memória dos Franceses de Então e de Agora.
16.05 – Prof. Doutor José D´Encarnação – Sertório, General Romano – Guerrilheiro ou Mito?
16.30 – Prof. Doutor Adriano Vasco Rodrigues – A Legião Portuguesa no Período Napoleónico de Almeida.
16.55 – Pausa para café.
17.30 – Dr. Miguel Angel Martin Mas – William Cox, un Hombre Solo.
17.55 – Coronel Mestre Manuel Jorge Pereira de Carvalho – A Leal Legião Lusitana, Força de Cobertura do Exército de Portugal, e a Praça de Almeida como Ponto de Projecção, em 1809.
18.20 – D. Manuel Felício, Bispo da Guarda – O mito dos ideais da Revolução Francesa e a memória da invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão, há dois séculos.
18.45 – Prof. Doutora Maria Helena Carvalho dos Santos – Os Mitos: entre a voz do povo e os sentimentos de honra..
19.10 – Prof. Doutor Francisco Ribeiro da Silva – As respostas dos concelhos das “três Províncias do Norte” à imposição da Contribuição de Guerra de 1808.
19.35 – Debate
19.45 – Encerramento dos trabalhos.
21.30 – VOX ANGELIS – Requiem aos Mortos (Homenagem às Vítimas do Desastre de 26 de Agosto de 1810).
Local: Igreja Matriz de Almeida.
23.00 - 24.00 – Ronda de Sentinelas e Patrulhas nas Portas de S. Francisco e Bastiões da Fortaleza. Surtidas francesas à Vila, com resposta de fogo das baterias e fuzis a partir do Baluarte de S. Pedro. (Actividade que pretende reconstituir os momentos de tensão de um cerco e da eminência do contacto com o inimigo).
00.00 – DEOLINDA – (“Cantar a tristeza rindo” é o lema dos Deolinda)
Local: Escadaria dos Paços do Concelho de Almeida


23 de Agosto, Sábado
9.30 - Hastear das bandeiras dos países participantes.
Local: Câmara Municipal Almeida
11.00 – Evocação da Batalha de Fuentes de Oñoro. (Recriação do combate que, entre o dia 3 e 4 de Maio de 1811, opôs Anglo-Lusos e Franceses nas Ruas a Norte de Fuentes de Oñoro e da Ribeira de Dos Casas).
Local: Vilar Formoso/ Fuentes de Oñoro.
*Haverá transporte assegurado desde o Largo 25 de Abril (Portas Exteriores de S. Francisco) com meia hora de antecedência, e após a recriação em Vilar Formoso.
15.30 - Inauguração da Exposição “ A Fronteira da Beira e a Defesa do Território, Cartografia, Fortificação e Arquitectura Militar”, pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal, com apresentação do T. Cor. Berger.
Local: Portas Interiores de Santo António.
16.00 – Workshop 1 – “O Projecto do Município para a Regeneração da Zona do Castelo”
TEMAS EM DISCUSSÃO:
- O Arranjo Urbanístico do Alto da Cidadela
- A Importância Arqueológica e sua Integração
- O Projecto do Miradouro da Praça-Forte
Local: C.E.A.M.A. – Centro de Estudos de Arquitectura Militar de Almeida, Portas Exteriores de Santo António, com início junto à Torre do Relógio para visita e primeiros comentários no local.
17.30 – Workshop 2 – “O 1º Simpósio de Artes de Almeida: um Programa de Escultura para o Concelho”
TEMAS EM DISCUSSÃO:
- O Memorial do Sacrifício de Almeida e os 200 Anos da Guerra Peninsular
- O Memorial do 25 de Abril e as outras Intervenções de Arte Pública como momentos de renovação urbanística a assinalar
Local: C.E.A.M.A. – Centro de Estudos de Arquitectura Militar de Almeida, Portas Exteriores de Santo António.
(Exposição/venda de publicações com edição da Câmara Municipal de Almeida e outros artigos alusivos às Comemorações no C.E.A.M.A., Centro de Estudos de Arquitectura Militar de Almeida, e no Posto de Turismo).
19.00 – CONCLUSÃO DO SIMPÓSIO DE ESCULTURA, com entrega de diplomas pelo Presidente da Câmara Municipal
22.00 - 24.00 – Combate Nocturno com fogo de Artilharia e de mosquete de Infantaria nas muralhas e baluartes da Praça-Forte de Almeida.
(Um dos momentos altos do evento, onde no enlace entre a escuridão e a luz difusa das tochas, o inimigo tenta forçar a entrada na Praça de Almeida, dando origem a um renhido combate de fuzilaria, bala rasa e lanterneta de canhão e terçar de baionetas. Por entre as portas de S. Francisco, a Rua da Muralha, os Baluartes de S. Pedro, a culminar no Baluarte de St.º António, as tropas Portuguesas e Inglesas resistem às arremetidas dos Batalhões Franceses e os nossos aguentam mais uma noite.)
23.00 – MELECH MACHAYA (FANFARRA)
Local: Palco do Hospital de Sangue

24 de Agosto, Domingo
9.30 - Hastear das bandeiras dos países participantes, seguido de desfile até à Praça Alta para Cerimónia de Homenagem aos Mortos do Cerco de Almeida e a John Beresford.
(Actividade formal de tributo, por parte da Autarquia e do seu Presidente, aos tombados na defesa de Almeida e do território Português, incluindo os nossos Aliados; é um momento forte de comoção a que se convida à participação da população de Almeida e onde será deposta uma coroa de flores no monumento da Praça Alta).
11.00 – Recriação da Batalha do Cerco de Almeida com combates entre as Portas de Santo António; explosão do paiol, rendição da Praça de Almeida.
(Momento alto das Comemorações do Cerco de Almeida, onde numa batalha final, demonstrativa de algumas tácticas de guerra da época, Tropas Anglo-Lusas, Milícias e Ordenanças Portuguesas e Tropas Napoleónicas se defrontam ferozmente, e quando tudo parece apontar para um sucesso Nacional, o paiol do castelo explode destruindo a capacidade defensiva da Praça e levando à sua rendição, que será feita formalmente pelo Comando da guarnição da Praça e pelo Comando Francês, seguindo as leis e regras de honra de guerra da época).
12.00 – Missa
Local: Igreja Paroquial
14.00 – Animação de Rua com episódios recriados pelos VIV´ARTE em sintonia com ARRUADAS, músicas e bailias da época pelos ANDARILHOS.

Sem comentários: