Cruz da Guerra Peninsular (C.G.P.)[1] - Além da Medalha de distinção em Comando criaram-se cruzes de ouro e prata, para oficiais e praças, consoante o número de campanhas em que tinham entrado, das seis que, de 1809 a 1814, tinham constituído a Guerra Peninsular, no entanto existem não regulamentares com o número 8 e 9. As medalhas eram em prata para quem tivesse participado em até 3 campanhas e em Ouro para quem participasse em 4, 5 ou 6 campanhas. Existem diversos tipos de fabricação das medalhas. Existem dois modelos fabricados na Inglaterra. Um com louros e outro sem louros. Todos com numeração romana ao contrário das portuguesas que usa a numeração árabe.
Na mesma data (28 de Junho de 1816) criaram-se cruzes para praças e sargentos. Mais tarde ainda, em 18 de Maio 1825, foram criadas três medalhas de honra para os empregados civis que no exército tinham servido durante a mesma guerra. As medalhas eram em prata para quem tivesse participado em até 3 campanhas e em Ouro para quem participasse em 4, 5 ou 6 campanhas.
[1] Existia em prata para quem tivesse participado até 3 campanhas e em Ouro para quem participasse em mais de 4. O máximo era de 6 campanhas. As medalhas fabricadas em Portugal apresentam um numeral árabe enquanto a versão fabricada na Inglaterra apresenta um numeral romano.
Sem comentários:
Enviar um comentário