sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Os duelos e os Centeno

Sobre o post colocado aqui, sob o titulo " O último duelo em Portugal, recebi um email de um leitor, devidamente identificado ,que me disse o seguinte:


"Caro Amigo
A propósito do assunto:O duelo entre o seu antigo parente António Centenoe o vice-presidente da CMLx, Beja da Silva durante o qual este morreu (deenfarte, julgo) travou-se em 1925 e não foi certamente o ultimo.
Em 28 ainda houve, que eu saiba, pelo menos mais dois: entre Cunha Leal e ArmandoPinto Correia, à pistola e entre Dias Ferreira, que nunca tinha pegado numaespada, e Beirão da Veiga e não estou certo de não terem ocorridomais.
A propósito do António Centeno; aparentemente era um duelista inveterado. Em 1914 tinha-se batido à espada, ferindo o jornalista Hermano Neves.
Para lá disto aparece também como testemunha de outros confrontos e provavelmente terá tido outras pendencias que não terão chegado ao "campo da honra".Mas há um outro seu parente (?) o Domingos Centeno que em 1910 feriu também à espada nada menos que o "vencido da vida " conde de Arnoso. á, digo eu, certamente ligações familiares com os Centenos lacobrigenses. Ou não?Cordialmente"

e este outro

"PS. (...) E, já agora recordo que, em 1914, um militarlacobrigense, o entãocomandante Jaime Leote do Rego se bateu ao sabre contrao tambémcomandante Nunes Ribeiro .Cordialmente."

Interessantes notas deixadas.

Sem comentários: