quarta-feira, 23 de abril de 2008

Dia do Livro e dos direitos de autor.

O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha.
A data começou a ser celebrada em 7 de Outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.
Em 6 de Fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Afonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.
No ano de 1930, a data comemorativa foi transferida para 23 de Abril, dia do falecimento de Cervantes.
Mais tarde, em 1995, a UNESCO instituiu 23 de Abril como o Dia Internacional do Livro e dos direitos dos autor, em virtude de a 23 de Abril se assinalar o falecimento ou nascimento de outros escritores, como Josep Pla, Miguel de Cervantes, Vladimir Nabokov e William Shakespeare.
No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, pois que em Inglaterra, naquele tempo, ainda utilizava o calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias apara o calendário gregoriano usado em Espanha. Assim Shakespeare faleceu efectivamente 10 dias depois de Cervantes.
Mais informações sobre o Dia Mundial do Livro no portal da Unesco.

Como homenagem ao Livro, aqui deixo a imagem do livro português mais vezes impresso e traduzido, obra de alguém que também foi um militar profissional: Luís Vaz de Camões.

2 comentários:

éf disse...

Em Lagos, a efeméride foi comemorada com a apresentação da única editora algarvia existente, na actualidade, e quatro das suas obras recém editadas.
Estão de parabéns os algarvios e os promotores que se lançaram em tamanha aventura.
http://gentesingular.pt/index.html

Continue a partilhar tão interessantes notas da nossa história, neste excelente blogue.
Abraço.
F.Castelo

Lagos Militar [João Torres Centeno] disse...

Caro amigo.
Obrigado pelo comentário.
No dia do livro, eu fui fazer uma apresentação aos jovens na escola Gil Eanes. O tema foi livros e história. Gosto muito daquela escola, quer do corpo docente, quer dos alunos. Penso que é uma excelente escola e poderia ser melhor se fosse apoiada e acarinhada.