O posto de Sargento-Mor, até ao fim do século XVIII, inicio do XIX, correspondia ao actual posto de Major. Pouco a pouco a designação de Sargento-Mor, foi sendo substituída pela designação de Major, pela influência Britânica que se fazia sentir já no nosso exército. Na lei que estabelece o levantamento da Legião de Tropas Ligeiras( 7 de Agosto de 1796) , o posto de oficial aparece a designação de Major. No entanto, anos mais tarde, no plano de uniforme do exercito, de 19 de Maio de 1806, tal posto volta a ter a designação de Sargento-Mor ( Artigo II, §II). Com a junção do exercito português e inglês num único, definitivamente passa a designação para Major ( oficial superior) , para não haver confusão com o Sargento-Mor britânico ( Sergeant–Major), da classe dos Sargentos. Quando o Conde de Lippe se refere ao Sargento-Mor , refere-se a um oficial superior, o Major.
Não se pode confundir este Sargento-Mor (Major) com o Sargento Mor de Batalha ( que era um oficial general, designação extinta pelas reformas do Conde de Lippe, mudando o nome para Marechal de Campo , por sua vez extinto em 1863 dando lugar ao actual Major General).
Volto a tocar neste post porque pude ler um comentario de Steven H. Smith no Forum do Napoleon Series sobre este posto. Nele refere esse autor:
«Sargento mayor: Rango inmediatamente inferior al de Maestre de Campo en los tercios españoles de los siglos XVI y XVII. Inicialmente segundo al mando del Coronel en una coronelía, el Sargento Mayor pasó a ser segundo del maestre de campo tras la creación de los tercios en 1534. Se ocupaba de la instrucción táctica, seguridad y alojamiento de las tropas del tercio. También transmitía las órdenes del Maestre de Campo o del Capitán General a los oficiales inferiores.
http://es.wikipedia.org/wiki/Sargento_Mayor »
http://es.wikipedia.org/wiki/Sargento_Mayor »
Ver ainda o post Postos do exército português (12) - o sargento-mor no Blogue «Guerra da Restauração»
Sem comentários:
Enviar um comentário