terça-feira, 18 de novembro de 2008

ROTA HISTÓRICA DAS LINHAS DE TORRES

ROTA HISTÓRICA DAS LINHAS DE TORRES
Seminário Internacional e inauguração do circuito de visita da Enxara

Com o objectivo de divulgar a especificidade do sistema militar defensivo de Lisboa, denominado por Linhas de Torres, é organizado o “Seminário Internacional sobre a Importância das Linhas de Torres na Europa”, reunindo no Auditório Municipal de Arruda dos Vinhos, nos dias 20, 21 e 22 de Novembro de 2008, alguns dos mais reputados peritos internacionais neste tipo de património.
No âmbito do programa do seminário, assinala-se ainda a inauguração do primeiro circuito de visita incluído na “Rota Histórica das Linhas de Torres”, projecto dinamizado por uma plataforma intermunicipal que congrega todos os municípios onde se implantam as fortificações: Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.
Seminário Internacional sobre a Importância das Linhas de Torres na Europa
Arruda dos Vinhos, 20 a 22 de Novembro de 2008
Com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa e o apoio da Real Embaixada da Noruega, constitui o primeiro evento de visibilidade internacional promovido no âmbito da “Rota Histórica das Linhas de Torres”, projecto financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega através do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu.
Mais informações em www.cm-arruda.pt/seminariolinhastorres.
Inauguração do Circuito da Enxara
Serra do Socorro, 22 de Novembro de 2008
Este circuito disponibiliza à fruição do público três locais na freguesia de Enxara do Bispo, Concelho de Mafra: a Serra do Socorro, onde foi implantado o posto central de comunicações do exército anglo-luso e no qual o visitante pode conhecer o provável espaço onde se implantava o telégrafo, observar a sua réplica e ainda visitar o Centro de Interpretação e os Fortes da Enxara (obras 28 e 29).
O programa de inauguração inicia-se às 11h30 do dia 22 de Novembro na Serra do Socorro, com transporte assegurado em autocarro, ida e volta, para os fortes da Enxara.
Mais informações em http://www.cm-mafra.pt/.

Comentário do autor do Blog:
Há muito que a Linha de Torres Vedras [com todos os seus fortes e redutos], deveria estar classificada como Património Nacional, senão mesmo na Humanidade, uma vez que se trata de uma das 4 maiores obras de engenharia militar do Mundo. Ao contrário, a sua destruição continua, e já não a ameaça Massena, mas a construção civil, os moinhos eólicos e a ignorância.

Sem comentários: